Pular para o conteúdo principal

HTML: Texto em itálico com tag i ou em? Qual a diferença?

E ai meus amigos! Tudo bem por aí? 

Apesar do sumiço, tudo bem por aqui também! :) 

Não tinha contato com o HTML há muito, muito tempo. Além disso o FrontPage havia me deixado muito preguiçoso em relação as tags. Pra quem não é tão antigo o FrontPage era um editor WYSIWYG ("What You See Is What You Get"), ou em bom Portguês quer dizer "O que você vê é o que você obtém

Em suma, era uma espécie de Word para criar páginas em HTML.

Recentemente voltei a estudar HTML e algumas coisas relacionadas a Front-End.

Em determinado momento da aula foi perguntado qual tag HTML era utilizada para utilizada para destacar uma parte do texto em itálico, dando ênfase a um texto. Sem pestanejar respondi que a tag <i>. OK, sim, mas também não! 

Basicamente a tag <i> é utilizada no contexto de citações científicas, textos técnicos, palavras em outros idiomas ou em algum tom alternativo.

Se de fato quer dar ênfase, destaque a algo importante no seu texto, a forma correta é utilizar a tag <em>.

Desta forma, utilizando a tag <em>, uma pessoa, mas principalmente em um software que faça a leitura do texto, pronunciaria as palavras com a tag <em> de forma mais enfática.

Aqui irei demonstrar o uso das duas tags: 

- Utilizando a tag <i>.

Estamos dando ênfase as causas sintomatológicas.   

- Utilizando a tag <em>.

Você precisa dar ênfase nessa última parte do seu trabalho.

Apesar de visualmente parecidas o significado semântico é diferente.

Logo trago mais tags que parecem ser iguais, mas não são. ;)

Tem mais lá no MDN, <em>: O elemento de ênfase.

Postagens mais visitadas deste blog

Guia definitivo para habilitar o SSH no Windows Subsystem for Linux (WSL)

No post anterior, eu mostrei como  instalar o Windows Subsystem for Linux (WSL) no Windows 10 de forma simples e rápida . No meu caso uso dois laptops, sendo um deles para laboratório. Acesso o laptop que uso para laboratório remotamente. Já o fazia com o Remote Desktop e agora com a instância do WSL lá instalada utilizando SSH.  Convenhamos que não é pratico acessar a máquina por RDP para, então, executar os comandos no Linux. Então Por isso vou mostrar o passo a passo de como habilitar o SSH no WSL e conectar nela a partir de outros computadores em sua rede. Primeiro vamos rodar um ' sudo apt update ', para atualizar a lista das versões dos pacotes disponíveis. Lista de pacotes atualizados, vamos instalar o SSH Server com o comando ' sudo apt install openssh-server '. Finalizado a instalação do SSH Server, vamos habilitar o bind na porta 22, editando o 'sshd_config', excutando ' sudo nano /etc/ssh/sshd_config '. Neste exemplo estou utilizando o Nano pa...

Buscando no LOG do DHCP com PowerShell

Olá meus amigos de Jornada! Tudo bem com vocês?  Por aqui tudo bem! :) Vou compartilhar com vocês nestes primeiro posts do blogs alguns scripts que facilitam muito a minha vida no dia a dia e espero que facilite a vida de vocês também! Atualmente atuo em um ambiente híbrido, onde temos servidores e serviços em clouds públicas e on-premisses. Um destes serviços que temos on-premisses é o serviço de DHCP possibilitando que clientes possam obter endereços IP, e suas respectivas opções, automaticamente. Eventualmente é necessário buscar informações no log do serviço e é um tanto oneoroso buscar e extrair informações de lá. Então eu criei esse script em PowerShell. Basta que você ajuste a variável "$criteria", informando o endereço IP, MAC Address ou nome do Host que deseja buscar no log e a váriavel "$dhcplog" informando o caminho do log do DHCP. Por padrão os logs do DHCP ficam em 'C:\Windows\System32\Dhcp'. As ocorrências localizadas serão exibidas conforme a ...

Tranferindo Arquivos do Windows para o WSL e vice-versa pelo Windows Explorer de um jeito ridiculamente fácil

  Como o título do post diz, 'ridiculamente fácil', nem vou me alongar nas explicações. 😄 No terminal do WSL digite o comando " explorer.exe . ", exatamente assim, com espaço e ponto. Como estou no meu home directory, este será aberto no Explorer e basta arrastar os arquivos pra dentro do Explorer. Pronto, agora a transferência é bem mais simples! Também é possível copiar executando no Explorer " \\wsl$\ " e escolher a distro que está sendo executada no WSL. Até a próxima!